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Segurança - Financiamento de Veículos
Duvidas Mais Freqüentes
1- Como fazer um financiamento ou leasing de veículo com o Banco Fiat?
2- Por que o valor das parcelas na simulação do leasing é menor que a do financiamento?
3- Qual a diferença entre Financiamento e Leasing?
4 - Onde fazer o pagamento das parcelas?
5- Como posso fazer a alteração de conta corrente para débito automático (conta corrente Itaú)?
6 - Como será efetuado o pagamento em débito automático?
7- Posso alterar a conta corrente informada para débito automático?
8- Como efetuar o pagamento (renegociação) em escritório de cobrança?
9- O que fazer se você já efetuou o pagamento das parcelas em aberto, mas continua recebendo cobrança?
10- Como posso regularizar minhas restrições? (exclusão de restritivos).
11- Recebi uma carta de cobrança. O que fazer?
12- Posso fazer o refinanciamento de meu contrato? Em quais situações?
13- Posso solicitar no refinanciamento, que seja enviado um novo carnê para o pagamento das parcelas ?
14- Quando receberei o carnê para pagamento das parcelas?
15- Posso transferir o financiamento para outra pessoa?
16- Posso substituir (trocar) o veículo durante a vigência do contrato de financiamento?
17- Posso substituir (trocar) o veículo durante a vigência do contrato de Leasing?
18- O que fazer em caso de sinistro (roubo ou perda total) do veículo durante a vigência do contrato?
19- Em caso de sinistro (roubo ou perda total do veículo) durante a vigência do contrato, como fazer a quitação do contrato?
20- Em caso de sinistro (roubo ou perda total do veículo) durante a vigência do contrato, como fazer a substituição do veículo?
21- Como fazer o pagamento antecipado das parcelas do financiamento?
22- Posso fazer o pagamento antecipado das parcelas do leasing?
23- Como é feita a liberação do veículo ao final do contrato de financiamento?
24- Como obter a liberação do veículo após a quitação do contrato de leasing?
25- Como posso fazer a alteração dos meus dados cadastrais?
26- Posso solicitar o recebimento da via do contrato?


1- Como fazer um financiamento ou leasing de veículo com o Banco Fiat?
Para efetivar seu contrato, vá a uma das Concessionárias Fiat, escolha seu novo carro, quanto vai pagar por mês e consulte a taxa de juros aplicada. Seu crédito será avaliado rapidamente e se aprovado, você pode fechar o negócio na hora!
  • Financiamento é uma operação com incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o veículo é dado como garantia e fica alienado à instituição financeira até o término do contrato.
  • Leasing é uma operação de arrendamento mercantil, sem incidência de IOF e o veículo arrendado é de propriedade da instituição financeira até o término do contrato.


2- Por que o valor das parcelas na simulação do leasing é menor que a do financiamento?
O Leasing é uma operação de arrendamento mercantil, isenta de IOF (imposto sobre operações financeiras), onde o veículo arrendado é de propriedade da instituição financeira (empresa arrendadora) até o término do contrato. No financiamento, já ocorre a incidência do IOF (imposto sobre operações financeiras), por esse motivo o valor da parcela é maior.



3- Qual a diferença entre Financiamento e Leasing?
Financiamento é uma operação com incidência de IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), o veículo é dado como garantia e fica alienado a instituição financeira até o término do contrato. Já o leasing é uma operação de arrendamento mercantil, sem incidência de IOF e o veículo arrendado é de propriedade da instituição financeira até o termino do contrato.



4 - Onde fazer o pagamento das parcelas?
Até a data do vencimento:
O pagamento poderá ser efetuado via internet pelo seu banco ou em qualquer agência bancária. Caso você seja correntista Itaú também poderá pagar através da internet pelo Itaú Bankline.

Até 10 dias corridos, a partir da data do vencimento (contabilize os 10 dias incluindo o dia do vencimento):
Pague na rede de agências Itaú. Você tem à sua disposição mais de 2.400 agências em todo Brasil (clique aqui e confira os endereços).

A partir do 11º dia do vencimento:
O contrato pode ser direcionado para um escritório de cobrança. Caso isso ocorra informe-se sobre o endereço do escritório na Central de Atendimento Banco Fiat ou através dos Serviços On-line.



5- Como posso fazer a alteração de conta corrente para débito automático (conta corrente Itaú)?
Este é um serviço exclusivo para correntistas do Itaú.

Se você é titular da conta corrente e não está com parcelas em atraso, ligue para a Central de Atendimento e solicite a alteração da forma de pagamento. O débito das parcelas acontecerá nos respectivos vencimentos definidos na assinatura do contrato.



6 - Como será efetuado o pagamento em débito automático?
Esta forma de pagamento é muito prática e conveniente. As parcelas do seu contrato de financiamento ou leasing são debitadas mensalmente e automaticamente em sua conta corrente Itaú, na respectiva data de vencimento.

Na data do vencimento : o débito é efetuado automaticamente em sua conta corrente Itaú. Caso não haja saldo suficiente (limite não incluso), são feitas novas tentativas para o débito nos dias subseqüentes.

Após 10 dias, o contrato pode ser direcionado para um escritório de cobrança. Informe-se sobre o endereço do escritório nos "Serviços On-line" ou pela Central de Atendimento.



7- Posso alterar a conta corrente informada para débito automático?
A alteração pode ser feita para uma conta corrente da mesma agência ou de outra agência Itaú, desde que o titular da nova conta seja o titular do contrato de financiamento ou leasing.

Para mais informações, ligue para a Central de Atendimento.



8- Como efetuar o pagamento (renegociação) em escritório de cobrança?
Para saber o valor ou a forma para pagamento de suas parcelas em aberto, você deverá entrar em contato diretamente com o escritório de cobrança, pois somente ele poderá informá-lo. Para saber o endereço e o telefone do escritório verifique diretamente através da Central de Atendimento Banco Fiat ou pelos Serviços On-line.



9- O que fazer se você já efetuou o pagamento das parcelas em aberto, mas continua recebendo cobrança?
Se você possuía parcelas em aberto, mas já efetuou o pagamento é necessário aguardar o repasse do valor que o banco recebedor fará para a instituição financeira. Informações adicionais você obtém através da Central de Atendimento Banco Fiat.



10- Como posso regularizar minhas restrições? (exclusão de restritivos).
Para excluir as restrições é preciso que você efetue o pagamento das parcelas em atraso, pois somente após isso as restrições serão retiradas.

Quando houver inadimplência você receberá, em seu endereço de cadastro, uma correspondência informando da inclusão de seu nome junto aos órgãos competentes. Informações adicionais você obtém pela Central de Atendimento Banco Fiat.



11- Recebi uma carta de cobrança. O que fazer?
Para obter informações sobre eventuais cartas de cobrança recebidas entre em contato com a Central de Atendimento.



12- Posso fazer o refinanciamento de meu contrato? Em quais situações?
Sim, para atender uma necessidade financeira do cliente. Com ele o valor de suas parcelas mensais diminuem e o prazo (quantidade de parcelas) aumentam.

Para saber se poderá solicitá-lo, você deverá contatar a Central de Atendimento Banco Fiat para que seu contrato seja analisado.



13- Posso solicitar no refinanciamento, que seja enviado um novo carnê para o pagamento das parcelas ?
Se você escolheu pagar as parcelas nesta modalidade de pagamento, o novo carnê será enviado diretamente para seu endereço de cadastro. Caso o carnê não chegue antes do vencimento da próxima parcela a ser paga, você poderá imprimir a 2ª via do boleto na seção Serviços On-line ou solicitá-lo através da Central de Atendimento Banco Fiat



14- Quando receberei o carnê para pagamento das parcelas?
O prazo para recebimento do carnê é de até 5 dias antes do vencimento da primeira parcela. Ele será enviado diretamente para o endereço que você forneceu em seu cadastro. Caso não o receba, acesse os Serviços On-line Serviços On-line e imprima a segunda via do boleto ou entre em contato com a Central de Atendimento Banco Fiat



15- Posso transferir o financiamento para outra pessoa?
Você pode vender o seu veículo e transferir o seu contrato de leasing ou financiamento para o comprador do veículo (terceiro).

Para dar início ao processo de transferência, preencha o formulário, com os dados da pessoa interessada no veículo, nos "Serviços On-line" ou ligue para a Central de Atendimento.

Para que ocorra a transferência de um contrato é necessário que a instituição financeira analise as condições de crédito e os documentos do terceiro (RG, CPF, comprovante de renda e de endereço atualizados, entre outros).

Após a aprovação do crédito, é necessária a assinatura de um instrumento, alteração de cláusulas, ao contrato e o pagamento da tarifa de Aditamento Contratual.

Nos contratos de leasing, a transferência não pode ser realizada de pessoa jurídica (titular no contrato) para pessoa física; as demais possibilidades são válidas. Nos contratos de financiamento não há restrições para a substituição.



16- Posso substituir (trocar) o veículo durante a vigência do contrato de financiamento?
Você pode substituir, a qualquer momento, o veículo atual do seu contrato de financiamento.

Esta substituição somente será possível se:
  • O valor do veículo a ser comprado for igual ou superior ao valor (de mercado) do veículo do contrato atual;
  • O titular do contrato assumir a diferença de valores entre os dois veículos;
  • As parcelas estiverem em dia;
  • Não existirem multas de trânsito, IPVA ou demais impostos em aberto;
Para a substituição do veículo, preencha o formulário de solicitação (com a marca, modelo, ano e placa do novo veículo), disponível nos Serviços On-line ou na Central de Atendimento Banco Fiat, para que o a instituição financeira analise as condições do novo veículo.

Caso a substituição seja aprovada, será necessário:
  • apresentação dos documentos do novo veículo;
  • pagamento da tarifa de aditamento contratual;
  • assinatura de um aditamento contratual (alteração de cláusulas) ao atual contrato.


17- Posso substituir (trocar) o veículo durante a vigência do contrato de Leasing?
Você pode substituir, a qualquer momento, o veículo atual do seu contrato de leasing.

Esta substituição somente será possível se:
  • o valor do veículo a ser comprado for igual ou superior ao valor (de mercado) do veículo do contrato atual;
  • o titular do contrato assumir a diferença de valores entre os dois veículos;
  • não existirem multas de trânsito, IPVA ou demais impostos em aberto nos veículos;
  • as parcelas estiverem em dia;
  • o titular do contrato indicar um terceiro para transferir o veículo a ser substituído (este requisito é necessário somente para os contratos de leasing com menos de 24 meses decorridos).
Para a substituição do veículo, preencha o formulário de solicitação (com a marca, modelo, ano e placa do novo veículo), disponível nos Serviços On-line ou na Central de Atendimento Banco Fiat, para que a instituição financeira analise as condições do novo veículo.

Caso a substituição seja aprovada, será necessário:
  • apresentação dos documentos do novo veículo;
  • pagamento da tarifa de aditamento contratual;
  • CRV original do antigo veículo já transferido para o nome da Instituição Financeira com arrendamento ao cliente;
  • assinatura de um aditamento contratual (alteração de cláusulas) ao atual contrato


18- O que fazer em caso de sinistro (roubo ou perda total) do veículo durante a vigência do contrato?
Em caso de roubo ou perda total do veículo, entre em contato primeiramente com a sua seguradora para comunicar o sinistro. Feito isto, contate a Central de Atendimento Banco Fiat, forneça sua opção por quitar a dívida ou substituir o automóvel e todos os dados necessários para a abertura do processo (nome, telefone e fax da seguradora, número do sinistro etc). Se você escolher substituir o veículo, o contrato será mantido e você continuará a efetuar os pagamentos mensais das parcelas.

O valor da indenização, disponibilizado pela seguradora (caso seja suficiente), será utilizado para a opção que você escolher. Se você optar pela substituição do veículo, a instituição financeira fará uma análise para verificar se o mesmo enquadra-se nas condições de seu contrato.



19- Em caso de sinistro (roubo ou perda total do veículo) durante a vigência do contrato, como fazer a quitação do contrato?
Em caso de roubo ou perda total do veículo, entre em contato primeiramente com a sua seguradora para comunicar o sinistro. Feito isto, ligue para a Central de Atendimento Banco Fiat, forneça sua opção por quitar a dívida e todos os dados necessários para a abertura do processo (nome, telefone e fax da seguradora, número do sinistro etc).

O valor da indenização, disponibilizado pela seguradora, será utilizado para quitar seu contrato, conforme sua opção. Se esse valor for maior que o valor de quitação de sua dívida (saldo devedor), a instituição financeira devolverá essa diferença a você. Caso o valor da indenização seja menor que o valor de quitação de sua dívida (saldo devedor), você receberá um boleto para pagamento da diferença. Somente após este pagamento o contrato será quitado.



20- Em caso de sinistro (roubo ou perda total do veículo) durante a vigência do contrato, como fazer a substituição do veículo?
Substituição do veículo - Financiamento

Para a substituição do veículo no contrato de financiamento vigente é necessário a apresentação de um outro veículo (nova garantia do contrato). Neste caso, a seguradora paga ao cliente o valor total da indenização.

A substituição é possível se:
  • o valor do novo veículo for igual ou superior ao valor (de mercado) do veículo atual do contrato;
  • Não existirem multas de trânsito, IPVA ou demais impostos em aberto;
  • o titular do contrato assumir eventuais diferenças de valores entre os dois veículos;
Para a substituição do veículo, preencha o formulário de solicitação (com a marca, modelo, ano e placa do novo veículo), disponível nos Serviços On-line ou na Central de Atendimento Banco Fiat, para que o Itaú analise as condições do novo veículo.

Caso a substituição seja aprovada, será necessário:
  • cópia do CRV (Certificado de Registro do Veículo) do novo veículo já alienado à instituição financeira;;
  • cópia do comprovante de pagamento da tarifa de aditamento contratual ;
  • assinatura de um aditamento contratual (alteração de cláusulas) ao atual contrato.
Substituição do veículo – Leasing

Para a substituição do veículo atual no contrato de leasing é necessário a apresentação de um outro veículo (nova garantia do contrato). A seguradora paga à instituição financeira o valor total da indenização do veículo sinistrado.

A substituição é possível se:
  • o valor do novo veículo for igual ou superior ao valor (de mercado) do veículo atual do contrato;
  • não existirem pendências de IPVA, DPVAT e multas de trânsito nos veículos;
  • o titular do contrato assumir eventuais diferenças de valores entre os dois veículos;
Para a substituição do veículo, preencha o formulário de solicitação (com a marca, modelo, ano e placa do novo veículo), disponível nos Serviços On-line ou na Central de Atendimento Banco Fiat, para que o Itaú analise as condições do novo veículo.

Caso a substituição seja aprovada, será necessário:
  • cópia do CRV (Certificado de Registro do Veículo) do novo veículo já em nome da instituição financeira;
  • cópia do comprovante de pagamento da tarifa de aditamento contratual;
  • assinatura de um aditamento contratual (alteração de cláusulas) ao atual contrato.


21- Como fazer o pagamento antecipado das parcelas do financiamento?
Acesse os Serviços On-line, simule o valor e imprima o boleto com as parcelas que você deseja antecipar ou com o saldo devedor total para a quitação do contrato.



22- Posso fazer o pagamento antecipado das parcelas do leasing?
Nos contratos de leasing não é permitido o pagamento antecipado (parcial) das parcelas. Somente é permitida a quitação total da dívida (rescisão contratual).

O valor para quitação do contrato possui desconto referente à quantidade de dias que você antecipará nas parcelas que irão vencer. Para realizar a rescisão será necessário efetuar o pagamento de um boleto com o saldo devedor do contrato (valor da quitação).

Importante: Para contratos quitados antes de 24 meses de vigência, além do valor para a quitação total das parcelas, será acrescida a tarifa de aditamento contratual de rescisão. Além disso, o documento do veículo (CRV - Certificado de Registro do Veículo) será obrigatoriamente preenchido em nome de um comprador que deverá ser indicado pelo titular do contrato, ou seja, o veículo não poderá ser transferido para o titular, a menos que o cliente aguarde o prazo mínimo de 24 meses.



23- Como é feita a liberação do veículo ao final do contrato de financiamento?
Após a quitação de todas as parcelas, será necessário liberar seu veículo que está alienado à instituição financeira.

Veja como seu automóvel será desalienado:

Quando ocorre a quitação de todas as parcelas a instituição financeira aciona o SNG (Sistema Nacional de Gravames) e libera automaticamente a alienação de seu automóvel. Feito isto, basta que você compareça ao Detran (Departamento Nacional de Trânsito) para emitir um novo documento do veículo (CRV - Certificado de Registro do Veículo) sem alienação.

Atenção: Para que possamos realizar esta liberação, você já deverá ter providenciado (no decorrer do contrato), junto ao Detran (Departamento de Trânsito), o CRV (Certificado de Registro do Veículo) transferido para o seu nome e com alienação fiduciária.



24- Como obter a liberação do veículo após a quitação do contrato de leasing?
Após a quitação total do contrato de leasing, seu veículo precisará ser liberado de duas maneiras: no SNG (Sistema Nacional de Gravames) e no documento do automóvel (CRV - Certificado de Registro do Veículo).

Veja como seu veículo será desalienado no SNG (Sistema Nacional de Gravames):

Quando ocorre a quitação de todas as parcelas a instituição financeira aciona o SNG (Sistema Nacional de Gravames) e libera automaticamente a alienação de seu automóvel.

Para liberar o documento do automóvel (CRV):

O documento de seu veículo (CRV) está em nome da instituição financeira e, após a quitação total, precisará ser liberado. Para iniciar o processo de liberação do documento, você deverá contatar a Central de Atendimento Banco Fiat para solicitar o preenchimento do documento. A instituição financeira o preencherá e devolverá para que você possa providenciar a transferência junto ao Detran (Departamento de Trânsito).

Atenção! Somente será possível efetivar a liberação do veículo se:

1- Você já tiver providenciado (no decorrer do contrato), junto ao Detran (Departamento de Trânsito), o documento do veículo (CRV - Certificado de Registro do Veículo) em nome da instituição financeira;
2- Se estiver em dia com o pagamento do IPVA, DVPAT ou multas de trânsito;
3- Se você encaminhar o documento do veículo (CRV - Certificado de Registro do Veículo) para a instituição financeira;

Importante: Para contratos quitados antes de 24 meses de vigência o documento do veículo (CRV – Certificado de Registro do Veículo) será obrigatoriamente preenchido em nome de um comprador que deverá ser indicado pelo titular do contrato, ou seja, o veículo não poderá ser transferido para o titular, a menos que ele aguarde o prazo mínimo de 24 meses.



25- Como posso fazer a alteração dos meus dados cadastrais?
  • Se você optou pelo pagamento do contrato por meio de carnê, atualize seu endereço e telefone nos Serviços On-line ou ligue para Central de Atendimento;
  • Se você é correntista Itaú e faz seus pagamentos por meio de débito automático, solicite a alteração do cadastro, diretamente na sua agência.
Mantenha seu cadastro sempre atualizado, para que possamos informá-lo sobre seu contrato e serviços que oferecemos com exclusividade para você.



26- Posso solicitar o recebimento da via do contrato?
Para solicitar a via do contrato de financiamento ou leasing acesse os Serviços On-line.